Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo

V Encontro Estadual de Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis

V Encontro Estadual de Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis


O CRCRS, por meio da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem, promoveu, na tarde de 20 de outubro, o V Encontro Estadual de Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas. O sindiCONTÁBIL esteve presente na organização e realização do evento através da diretora Aline Mattana.

Alto astral, animação, homenagens e muita empolgação marcaram o início do evento, que teve um público de cerca de mil pessoas, com a participação de mais de dez caravanas de estudantes e professores, vindos de diversas cidades do Estado.

Abrindo os trabalhos, o coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem, Gustavo Caletti, chamou ao palco, para suas saudações, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Elói Dalla Vechia, e a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues.

Gustavo Caletti e Onília Araújo, contadora e empreendedora social, integraram o primeiro painel, falando sobre “Empreendedorismo Contábil”. A mediação do painel foi de Aline Gandra, integrante da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem.

Para Caletti, a possibilidade de utilizar todo conhecimento técnico de uma maneira veloz vem rompendo barreiras tributárias e sociais, fazendo com que o empreendedorismo seja uma grande escolha para o jovem profissional, que nasceu em um mundo cheio de oportunidades.

Já Onília Araújo citou que as mudanças se dão basicamente no âmbito de processos. Apresentou a estrutura do seu escritório como modelo de inovação na Contabilidade, abrangendo, inclusive, a gestão de pessoas.

“Inovações Tecnológicas, Vamos Falar do Presente?” foi o tema do talk show integrado pelo vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff e pelo empresário Mauro Negruni, com moderação de Aline Mattana, integrante da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem.

Tanto Kerkhoff quanto Negruni destacaram as tecnologias, os conceitos e os paradigmas que vêm ditando regras de conduta e comportamento para o mercado da profissão contábil, no Brasil e no mundo. “Isso ocorre em um cenário no qual temos como a única certeza a mudança, o novo, em que nunca foi tão evidente, urgente e necessária a nossa capacidade de adaptação tecnológica”, afirmou Kerkhoff.

Encerrando o evento, o coordenador de MBAs, professor Roberto Dias Duarte, ministrou palestra sobre “Contador 2.0”, sob a coordenação de Diana Elise Steffens Ewald, integrante da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem.

Entre os tópicos abordados, falou sobre os mercados nacional e internacional de serviços de Contabilidade, da competição por preço, e questionou se estamos mesmo vivendo uma disrupção.

O evento se encerrou com a premiação da maior caravana, que foi a da Universidade de Caxias do Sul (UCS), seguida pela Uniritter e Universidade Federal de Santa Maria.

Fonte:Neca Micheletto/ CRCRS