20 de Novembro: Dia do Técnico em Contabilidade

Nossa homenagem a categoria que ajuda a desenvolver a economia do Brasil.

Neste dia 20 de novembro, é celebrado o Dia do Técnico em Contabilidade. Lápis, papel, computador, calculadora e muitos números. Para tantas planilhas e balancetes, há sempre um técnico em contabilidade auxiliando os gestores nas questões burocráticas das empresas.

O papel do profissional vem crescendo e ele já trabalha no assessoramento e consultoria em gestão, bem como no desenvolvimento e crescimento dos negócios.

O técnico em contabilidade fornece às empresas informações úteis para garantir desenvolvimento e crescimento. Ele cuida de toda a parte financeira, realizando a escrituração contábil e fiscal, registros e lançamentos contábeis de transações financeiras, cálculo de impostos, juros e taxas, acompanhamento de contas, receitas e despesas, elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes, análise de contas patrimoniais e controle patrimonial, além de ser o responsável pela prestação de contas da instituição.

Esses profissionais são responsáveis pela movimentação financeira de uma empresa, orientam o empreendedor nas tomadas de decisões, dão suporte mercantil, fiscal e tributário.

Para exercer a profissão, os técnicos em contabilidade devem se submeter ao Exame de Suficiência, instituído em setembro de 2010 pela Lei n.º 12249. Aprovado na prova, o futuro profissional obtém o registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade.

Atualmente o Brasil conta com mais 190 mil técnicos em contabilidade.