Entidades divulgam nota sobre Coronavírus

Nós Presidentes das Entidades da Classe Empresarial, no Município de Passo Fundo, RS, diante da vigência do Decreto 032/2020 do Executivo Municipal desta cidade, publicado em 20/03/2020, o qual apoiamos em sua íntegra, reunidos virtualmente em 23/03/2020, viemos, perante a Comunidade, nos manifestar, conforme segue:

A pandemia causada pela chamada “COVID-19”, no mundo, trouxe diversos impactos, no sistema de saúde, na economia e no cotidiano da vida das pessoas, conforme os países em que a doença foi chegando. O momento, portanto, é de pensar no bem comum, em detrimento dos interesses pessoais.

Da mesma forma que temos de nos manter em isolamento social, com o objetivo de conter os avanços da COVID-19, também estamos nos colocando à disposição para orientar os representados com todas as informações necessárias ao enfrentamento da crise causada pelo novo Coronavírus.

Assim, diante da necessidade de contenção da pandemia COVID-19 bem como do necessário apoio às categorias econômicas, as entidades abaixo firmadas vêm informar, a formação de um comitê de acompanhamento e gerenciamento de crise, a fim de dar amparo uniforme aos seus associados, integrado por cada uma das entidades aqui firmadas, bem como de um corpo jurídico capacitado, representado pelo escritório Freitas Advogados, coordenado pelo Dr. José Mello de Freitas.

Para tanto, criamos um espaço unificado na rede social Facebook, onde será possível encontrar informações a respeito das modificações legislativas e decretos do executivo, neste período de emergência e urgência.

De outra parte, gostaríamos de agradecer, ao lado dos profissionais da área da saúde, aos colaboradores que seguem trabalhando para que os serviços essenciais relativos aos supermercados e às farmácias possam seguir com o fluxo adequado para atendimento à população, evitando-se o desabastecimento. É preciso, porém, registrar que nenhuma das determinações governamentais, seja pelos Decretos Municipais, Estaduais ou ainda, medidas Federais, dispensaram a prestação de serviços de quaisquer trabalhadores, mas sim, regulamentaram a execução das atividades empresariais, especialmente quanto às atividades consideradas essenciais, sendo de suma importância e obrigatoriedade, portanto, a presença destes trabalhadores aos seus postos de trabalho a fim de garantir a execução das atividades essenciais.

Registra-se que o Decreto do Executivo Municipal 032/2020 traz uma medida de saúde pública e de contenção de pessoas circulando na rua. Assim, neste período, é preciso, por parte de todos e todas, um engajamento, considerando que esta semana é fundamental para que tentemos evitar a disseminação da COVID-19 em nossa cidade e termos a esperança de uma breve solução. Sabemos que nenhuma das atividades representadas pelas Entidades de Classe abaixo assinadas se desenvolvem sem a circulação e o envolvimento das pessoas. Contudo, neste momento, precisamos manter o isolamento, pelo bem maior: a vida e a saúde de cada uma das pessoas de nossa comunidade, para que logo possamos retornar à nossa vida cotidiana.

Passo Fundo, 24 de março de 2020.

ACISA
CDL Passo Fundo