Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo

Manifesto da classe contábil para prorrogação de prazos

Manifesto da classe contábil para prorrogação de prazos

Neste momento delicado da história da humanidade, nós os Profissionais da Contabilidade estamos preocupados em contribuir com as ações de combate à pandemia Covid19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que solicitam às pessoas que fiquem em suas casas e evitem o contato social.

Também estamos cuidando da saúde das milhares de empresas que estão sob nossa responsabilidade, dos empreendedores que geram emprego e renda para o País, a partir do pagamento dos tributos; dos pequenos negócios e dos milhões de contribuintes que estão preocupados com a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
São inúmeras pessoas afetadas por essa crise que terão ainda mais dificuldade de sair dela, se as empresas onde trabalham sofrerem solução de descontinuidade e falirem.
Nosso apelo é pelo bom senso de parte das autoridades governamentais, no sentido de prorrogar os prazos de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física e suspender o prazo das obrigações acessórias previstas para as próximas semanas:
* SPED Contribuições;
* EFD REINF;
* DME – Declaração de Movimentação em Espécie;
* SISCOSERV;
* DCTF-Web;
* DCTF;
* PGDAS – Simples Nacional;
* DEFIS Simples Nacional;
* CBE-Bacen;
* SPED eSocial.
Os Profissionais de Contabilidade também são responsáveis pela elaboração da folha de pagamento das empresas, além de exercerem o controle econômico, financeiro e patrimonial das mesmas.
Para que possamos cuidar da saúde de nossas famílias, dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, contribuintes dos impostos federais, estaduais e municipais, é que clamamos por prorrogação.
Somos 520 mil Profissionais no País, em torno de 70 mil Organizações Contábeis, cada uma responsável por milhares de CPFs e CNPJs. Precisamos manter essas pessoas em casa para que o plano de contenção do Covid19 seja exitoso. Precisamos passar tranquilidade aos empresários e profissionais de que não serão aplicadas multas pelo não cumprimento dos prazos legais.
Para tanto, desencadeamos campanha pública em todas as nossas redes sociais e meios de comunicação com as hashtags #prorrogareceitafederal #oleaopodeesperar­.
É necessário ter os Contadores focados em assessorar as empresas a se manterem vivas e respirando, durante e após essa crise de proporções inimagináveis.

ANA TÉRCIA LOPES RODRIGUES
Presidente do CRCRS
LUIZ CARLOS BONH
Presidente da FECOMÉRCIO
RICARDO BREIER
Presidente da OAB/RS e do Fórum dos Conselhos
CÉLIO LEVANDOWSKI
Presidente do Sescon-RS
JOACIR REOLON
Presidente do Sescon Serra
FERNANDO SPILLER
Presidente da Federacon/RS
PAULO RICARDO PINTO ALANIZ
Presidente do IBRACON - 6ª Seção Regional

FONTE: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL (CRCRS)