Cancelado Congresso Brasileiro de Contabilidade

Pandemia de Covid-19 provoca o cancelamento do  Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Diante da inviabilidade de existir uma atmosfera propícia, em termos de segurança à saúde, para a realização de um evento dessa magnitude, condizente com a trajetória das edições anteriores do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) referendou a Deliberação CFC que cancelou, em 2020, a realização da 21ª edição do CBC, prevista para ocorrer no período de 15 a 18 de novembro, em Balneário Camboriú (SC).

Conforme consta na Deliberação, as justificativas para o cancelamento do Congresso – o maior evento da classe contábil brasileira, com participações de públicos cada vez maiores a cada nova edição –, baseia na pandemia de covid-19.

De acordo com o presidente do CFC, Zulmir Breda, no primeiro semestre de 2021, será feita uma nova avaliação do cenário nacional pela Comissão Organizadora do 21º CBC. “Atualmente, não temos como prever quando será possível realizar o Congresso. Temos que seguir cumprindo o que recomendam os órgãos nacionais de saúde e a OMS”, afirma o presidente do CFC.

Em nome do CFC, entidade idealizadora do 21º CBC, Breda agradece a todos os que já haviam feito inscrições para o evento, aos patrocinadores, aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), aos pesquisadores que enviaram trabalhos e a todos os que, direta ou indiretamente, estavam envolvidos na realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Além disso, o presidente do CFC informa que os valores pagos pelas inscrições serão ressarcidos pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), entidade organizadora do evento.

Com relação aos trabalhos acadêmicos já submetidos para o 21º CBC, o CFC irá avaliar, juntamente com o Comitê Científico, a possibilidade de apresentação, ainda este ano, daqueles que forem aprovados.