O orçamento na Sociedade Privada

Sopram ventos nos atuais tempos de austeridade, controle e fiscalização; assimcomo na administração pública, a Ciência Contábil tem papel fundamental naconcepção do negócio e seu respectivo acompanhamento orçamentário é essencial aoreconhecimento do cumprimento das metas que deve nortear qualquer negócio.

Diferentemente da usual análise dos resultados pela administração e demaisusuários da contabilidade, a formulação do orçamento nas sociedades privadasconsidera o abstrato objetivo previsto do negócio como inovação comparativa,inexistente ante a realidade dos fatos contabilmente registrados, entre o realizado e oprevisto.
Neste ínterim, o profissional contábil capacitado deverá, a pedido do gestor, formularpeça orçamentária da gestão e fazer registrar o orçado propiciando ao empresário umanova fonte de informação que lhe permitirá, com melhor eficiência e objetividade, decidiros destinos de seu investimento tendo na formulação de um orçamento o necessárioregistro contábil à transparência e ao acompanhamento dos efetivos gastos fixadosquando da previsão inicial das receitas.

O orçamento e a contabilidade se completam. Hoje, urge sério acompanhamento daexecução do orçamento público, respeitando as normas emanadas do órgão regulador,assim como também o seria na administração privada em todas as empresas; oorçamento de gestão previamente acordado pelos gerentes com base em planejamentoperiódico anual ou havido em um plano de negócio com maior ou menor periodicidade,conforme as particularidades de cada atividade econômica, deve passar a compor ocotidiano financeiro do empresário ao necessário acompanhamento do desempenho desua empresa.

Por Carlos Souto - Vice-presidente Executivo da Fecontábil RS